[AG]


Notas sobre o fracasso da educação

Photo by Feliphe Schiarolli on Unsplash


Nosso modelo educacional é falho, isso eu não preciso falar, primeiro, ele é falho em estrutura, colocamos em uma sala minúscula 40 alunos ou mais, esses alunos não têm cadeiras boas, não tem mesas, a sala é um inferno no verão e o um freezer no inverno, os professores não têm livros, não tem giz, não tem quadro negro; nossos professores são heróis, pois mesmo com essas condições conseguem dar aula, mas eles não estão isentos de críticas.


Quando as escolas foram pensadas, elas tinham um propósito, passar o conhecimento de uma pessoa para outra, essa pessoa que recebia o conhecimento era da elite burguesa, logo, as escolas sempre foram pensadas para burguesia, veja que eu digo que a escola tinha a função de passar o conhecimento e não de ensinar, existe uma diferença entre passar e ensinar, eu posso passar para você o conhecimento de fazer um algoritmo, mas se eu não te ensinar a como elaborar uma estrutura de algoritmo você jamais vai ser capaz de criar a sua própria versão e nem de pensar por conta própria, essa estrutura de conhecimento está presente nas escolas até hoje, quantas vezes nós não recebemos um conteúdo na escola e quando perguntamos para o professor ele responde que não importa o motivo só precisamos lembrar daquela fórmula? Qual a importância de certos conteúdos para nós? As escolares não foram feitas para ensinar, foram feitas para padronizar um modo de pensar, você precisa saber disso, pois quando ENTRAR EM UMA EMPRESA, você será cobrado, a escola não nos prepara para vida, nos prepara para a indústria, nós somos preparados como ovelhas para seguir nosso pastor - o capitalismo - o que o capitalismo e a burguesia mais gosta são de pessoas obedientes que sigam seus mandamentos e não questionem nada, quando estamos na escola, essa figura é o professor, ele sempre está certo, está sempre de pé, no pedestal mais alto, ele é a pessoa ser seguida, claro, esse professor também está seguindo um padrão de anos, que como eu disse, foi feito pela elite.


Eu sempre odiei a escola, ódio a faculdade, quem gosta desses lugares vai amar os empregos de merda que o capitalismo nos oferece.


Nosso sistema educacional deveria ser completamente reestruturado, faz algum sentido uma criança/adolescente perder mais da metade do seu dia numa sala fechada, por acaso nós somos gados?


Porque os professores devem ser nossos mestres, nossos senhores, nós somos escravos deles, perdemos nosso direito de fala? Por que devemos sempre seguir um modelo educacional falido?


Defendo uma educação libertária, que não pense no mercado, que não pense em formar um novo Bill Gates, mas que forme pessoas que tenham capacidade de pensar, de fazer seu próprio julgamento, que consigam trabalhar em grupos, os alunos precisam ter mais participação na escola, na educação, na sua vida.


Uma educação libertária deve passar por alguns pontos, primeiro que os alunos devem escolher aquilo que eles querem estudar, fodam-se esses roteiros pré-definidos, foda-se a matéria, ciências, artes, foda-se toda essa merda, se não me interessar eu não quero estudar, mas se me interessar logo eu vou me aprofundar, não quero às pessoas me digam a importâncias das fórmulas, eu quero descobrir, nosso conhecimento tem que ser uma fusão entre nosso trabalho intelectual e manual, tem que buscar respostas as nossas necessidades e exigências da vida de cada uma, a realidade que você vive não a mesma que a minha, o conhecimento que você tem não me serve, o aluno tem que estar com a mão em tudo, no que quer estudar, na organização da escola, na organização dos trabalhos, e se ele não quiser estudar, está tudo bem, a escolha é dele.


Logicamente existem muitos empecilhos nesse meu pensamento, o maior deles se chama capitalismo, antes de tentar fazer mudanças tão radicais é preciso de uma sociedade mais igual, temos muito o que mudar ainda para um dia alcançar um nível de educa que eu proponho.


Texto escrito em algum momento entre 2017-2020


Voltar